Especial Redutores: Aqueles que amamos odiar.

Sou uma voz solitária quando defendo a existência dos Redutores na série A Irmandade da Adaga Negra.


(crédito da imagem para Age Fotostock)

Posso contar nos dedos de uma só mão quem defende a importância dos caras.
Mas eles são essenciais para a trama. São os antagonistas perfeitos pros nosso vampiros, porque, tal como esses seres mitológicos, são angustiados. Têm uma estória por trás.

Ah, e eles só podem tomar banho com OMO! Huahahahaha
No primeiro volume da Irmandade da Adaga Negra, o Amante Sombrio, não há muitas profundidade a respeito deles. Eles são simplesmente os caras maus e ponto, mas em Amante Eterno, com o advento do rebelde Sr. O, a coisa muda de figura.

Agora vou apelar para o clichê.
Como tão difícil achar fotos de caras albinos respeitavelmente bonitos, tive de usar o óbvio: Paul Bettany, o Silas do Código da Vinci.

Definições do Glossário de Termos Próprios do Amante Sombrio:
Sociedade Redutora: Ordem de assassinos constituída por Ômega com o propósito de erradicar a espécie dos vampiros.
Redutor: Membro da Sociedade Redutora. Humano sem alma empenhado na exterminação dos vampiros. Os Redutores só morrem se forem apunhalados no peito; do contrário vivem eternamente, sem envelhecer. Não comem nem bebem e são impotentes. Com o tempo seu cabelos, a pele e os olhos perdem a pigmentação. Cheiram a talco de bebê. Depois de iniciados na sociedade por Ômega, conservam uma urna de cerâmica onde seu coração foi depositado após ter sido removido.


(crédito da imagem para Wikicine)

A introdução, propriamente dita, dos Redutores é no capítulo 7, página 59, do Amante Sombrio.

"Graças a Ômega, era fisicamente superior aos humanos, sua visão era perfeita e podia fazer o que mais gostava. A impotência o tinha incomodado um pouco a princípio, mas se acostumara. Quanto a não comer ou beber... bem, nunca fora guloso, então..."
Joseph Xavier, ou Sr. X, Amante Sombrio, Cap. 7, pág. 65.


(crédito da imagem para IMDb)

Mas ser o lacaio de Ômega não é um passeio no parque. Pra saber os efeitos de uma visitinha do mestre, recomendo o capítulo 10, página 87, do Amante Eterno.

Nesse segundo volume também temos uma visão da mecânica administrativa da Sociedade. Há sempre um Redutor Principal, que tem poderes sobre os outros Redutores e a responsabilidade de gerir o dinheiro e imóveis da Sociedade Redutora. Ele também é o canal que possibilita Ômega vir do Mundo Atemporal para esse mundo.

E vimos que entre esses assassinos também há muitos conflitos e muitas traições. Como não poderia deixar de ser.


(crédito da imagem para Celebs101)

Mas foi a partir do Amante Desperto que os Redutores realmente passaram a ter uma relevância crucial da estória. Com o sequestro de Bella uma coisa muito interessante aconteceu, que eu não sei se todo mundo se tocou: foi revelado que eles não são máquinas.

O Sr. X, pra mim, funcionava meio no autonático: ele era um Redutor Old School, daqueles transformados a fuckin' long time ago, que tinham aquele pensamento cartográfico: matarvampirosmatarvampirosmatarvampiros... Apesar de que sua arrogância e necessidade de ser respeitado fossem sentimentos muito humanos. Mesmo assim ele ainda funcionava no automático, satisfeito de continuar para toda eternidade repetindo os mesmos gestos, com a mesma gana, com os mesmo objetivos, pela eternidade.

Já o Sr. O é completamente humanizado. Ele se nega a perder a identidade que tinha há três anos, quando foi transformado, se nega a perder seus traços, sua cor de cabelo, seus sentimentos. Se nega a obedecer e a ter a sociedade Redutora como guia para sua existência. Só que Ômega tem uma predileção especial por ele, porque, Ômega, esse safado, é gay! Lash fala isso claramente em Amante Vingado.

"Uma estranha luz cintilou nos olhos do rei, uma que fez que Lash se sentisse ainda mais excitado, mas que também o repugnou. Ele não era homossexual, mas... bem, que inferno, sei pai gostava dos machos, e talvez algo disso estivesse no sangue dele também."
LashAmante Vingado, Cap. 15, pág. 163.

E o interessante em relação ao Sr. O é que ele realmente se negou a perder as lembranças e os sentimentos que tinha quando ainda era humano. O que tornou inevitável sua paixão quando encontrou Bella pela primeira vez. A luta dele para tê-la é algo impressionante. Eu achei um excelente contraponto! Achei sublime e perfeito e mais uma vez, J. R. Ward está de parabéns!


(crédito da imagem para Celebs101)

Depois do desfecho malfadado para os Redutores no Amante Desperto, vem uma super reviravolta em Amante Revelado, quando eles tiram da manga a existência de pergaminhos da Sociedade Redutora com profecias e tals. Daí que o Sr. X, que parecia uma pedra de mármore, mostra que também tem sentimentos e que está profundamente arrependido pela sua decisão de se juntar à Ômega. E o bastardo quer, de qualquer maneira, conseguir, pelo menos, morrer definitivamente.

Ele estuda os pergaminhos e sai por aí à procura de um boneco que preencha os requisitos para ser o destruidor definitivo da Sociedade Redutora. Aquele que consegue realmente eliminar uma parte da essência de Ômega, não simplesmante mandá-los de volta quando são esfaqueados no peito. E ele encontra esperança na figura de um velho lutador de boxe chamado Van Dean, que ganhava uns trocados lutando na jaula por uns trocados nas brigas clandestinas de Caldwell.

E o cara preenche todos os requisitos que são revelados na profecia:

"Haverá alguém que será o fim do mestre,
Um guerreiro da era moderna encontrado no sétimo do vigésimo primeiro,
E será reconhecido pelos números que carrega:
Percebe uma a mais do que a bússola indica,
Embora só consiga apontar quatro pontos com a direita,
Três vidas tem,
Dois sinais na frente,
E com um único olho negro, em uma fonte ele nascerá e morrerá."
Amante Revelado, Cap. 16, pág. 181.

E o pulo do gato, o grande pulo do gato é que o cara, apesar de só ter quatro dedos na mão direita, um grande olho negro tatuado, as "três vidas" serem ele ter passado pela infância, fase adulta e agora ser introduzido à Sociedade Redutora e ser nascido em Caldwell, também conhecida como "A Fonte", NÃO é o cumprimento da profecia!

O cumprimento da profecia foi providenciado pelo próprio Ômega, quando sequestrou Butch e enfiou um pedaço podre do seu dedo na barriga do tira, criando o "olho negro" e os dois sinais, porque agora ele tem dois "umbigos". Depois da transição a mão direita de Butch ficou com o dedinho atrofiado, assim ele só "quatro pontos pode marcar". Um a mais do que o compasso é o radar para Redutor que ele adiquiriu depois da macumba do Ômega e as três vidas são sua infância, fase adulta e vida nova como vampiro depois da transição.

E pra piorar a situação ele agora consegue inalar a essência dos Redutores, impedindo que eles voltem para Ômega. Pra coroar, seu nome de guerreiro ficou sendo: Dhestroyer! Hahahahaha



(crédito da imagem para Ebashy)

Resultado moral da estória é que o Sr. X não conseguiu ser inalado por Butch, apesar de ser isso o que ele queria desde o começo. Talvez por ser Redutor Principal... Isso ninguém sabe.

Mas uma nova fase da Sociedade Redutora começa quando Ômega vai buscar seu filhinho.
Owwwnnn... Ti fofo. O filho do Ômega é o entojo do Lash! Que Ômega conseguiu emprenhando uma vampira e depois dando seu jeito de ele ser adotado por uma família da Glymera. Ou seja, o bicho sempre foi ruim, desde o começo.

Quando Qhuinn quase mata o bastardo em Amante Consagrado, Ômega sequestra o filho em recuperação da clínica de Harvers e faz ele passar pela iniciação da Sociedade Redutora. E o cara toca o terror. Ou melhor, tenta, já que descobre o quanto a Sociedade anda mal das pernas.
Pelo menos, apesar de Redutor, ele pode sair na luz do Sol, comer. E trepar.

Em Amante Vingado ele conseguiu fazer um acordo com os Sympathos, mantendo a Princesa (que ele acreditava ser um homem e tava cheio de tesão mesmo assim) presa e mandando ver nela. Mas a vadia escapa de volta pra colônia e ele, quando tenta pegar a Princesa de volta, termina catando Xhex.

O tempo fecha pra ele, porque John fica realmente possesso, principalmente depois de saber que ele estuprava sua shellan o tempo todo. Nesse meio tempo, Lash começa a apodrecer, sua pele e carne caindo e ele se tornando a massa preta de que Ômega é feito.
Mesmo assim, no fim Xhex consegue enfiar uma adaga no espaço do peito do ex-vampiro e manda ele de volta pro papis. O que, a gente já sabe, não é um fim definitivo pros Redutores.

Depois da temporada de Lash como reizinho dos Redutores, a Sociedade Redutora fica meio perdida, sem orientação. De Lover Mine pra cá eles andam meio de lado. Mas se acontecer conforme o prometido pela WARDen para o Lover Reborn do livro ser bastante voltado para a Irmandade, é possível que haja uma ênfase grande na guerra novamente.

E os odiados branquinhos vão voltar a incomodar.

2 comentários:

  1. "Posso contar nos dedos de uma só mão quem defende a importância dos caras. Mas eles são essenciais para a trama. São os antagonistas perfeitos pros nosso vampiros, porque, tal como esses seres mitológicos, são angustiados. Têm uma estória por trás." >> CONCORDÍSSIMO!!! Podemos odiá-los, mas, são essenciais.

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh n]ão gosto muito dos redutores não,mas eles são mais que necessários no livro e tem umas passagens bem engraçadas.... BJSSS LINDONAAA

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...