A Maldição do Lobisomem: A maldição do primeiro volume de uma série adolescente... SPOILERS!!!

Oi gente!

Depois de um longo e tenebroso inverno, eis que surge uma nova resenha: A Maldição do Lobisomem da Shannon Delany.


(crédito da imagem para Alquimia dos Romances)
Conheci a autora desse blog, na XV Bienal do Livro do Rio

Comprei esse volume também na Bienal, junto com um monte de outros livros que terão suas resenhas em breve.

Escolhi começar por esse por que acreditei que seria um volume único.

Ledo engano...



Pois é.
Não é volume único. É o primeiro livro de uma série chamada 13 to Life, que me lembra...


"Johnny was a young boy..."

Esse mercado de livros pra adolescentes deve ser uma mina de ouro, porque nenhum autor consegue escrever um livro interessante, que se encerre nas suas 400, 500 páginas. Nãaaaaaao. Tem de ser uma série com 10 volumes, tipo House of Night, que nos conta mais do mesmo e tals.

Só pra resumir, antes de começar a dar os spoilers completos da estória, esse livro trata de Jessica Gillmansen e sua nova paixão, Pietr Rusakova.
Eles dois, é claro, estão no High School.
Se rejeitam no início, o cara dá um monte de avisos para ela se afastar e tals, mas a atração vai crescendo. Mesmo que seu pai seja contra, mesmo que os irmãos do cara sejam contra, mesmo que mortes misteriosas estejam acontecendo na cidade vizinha.
E ficar com o cara vai trazer um monte de problemas, apesar de você e eu sabermos, que heroína adolescente é heroína adolescente, e que não importa o quê, ela vai fazer de tudo pra ficar com ele. Mesmo que depois pareça que ele esteve mentindo, usando ela, pra no fim mostrar que foi tudo um grande mal entendido e que ele fez o que tiver feito para protegê-la.

Mas eu tô me adiantando. Isso ainda não acontece nesse volume.

Mas, estejam certos, vai acontecer eventualmente.

~~~~~~~ SPOILERS!!! ~~~~~~~

Jessica mora numa fazenda com seu pai e seus dois cachorros, Maggie e Hunter. Pra começar, há alguma coisa sinistra, peluda e perigosa rondando o local. Isso assusta a bicharada e sua égua Rio.

No dia seguinte já, a garota vai pra escola e descobre que será a cicerone de um garoto que acabou de chegar ao colégio, o tal Pietr Rusakova. Ela não fica contente com aquele garoto bonito atrás dela o dia inteiro, até porque ele meio que gruda nela como um carrapato (um pouco diferente das estórias que a gente está acostumada a ler, onde á a garota que fica assediando o cara gato), e também porque ela é desde sempre apaixonada por um dos jocks (os esportistas. Aqueles que jogam refrigerante na cara dos loosers em Glee) o Derek Jamieson.

Mas Jessica é delicadamente observada por todos, pois passou por uma situação horrível há pouquíssimo tempo.
Sente o drama: sua mãe morreu num acidente de carro quando estava indo buscá-la. Quem provocou o acidente foi Sarah, a escrota líder de torcida que infernizava sua vida na escola. Acontece que depois do acidente, Sarah perdeu a consciência e não se lembra mais de como era em relação aos outros, principalmente em relação à Jessica. E Jessica se tornou sua melhor amiga, acreditando que sua essência realmente mudou depois do acidente. A cereja do bolo é que Jessica estava falando muito mal com sua mãe, pois descobriu pouco antes que ela pretendia deixar seu pai.

Depois disso Jessica virou o tipo de pessoa que absorve tudo, tentando que todos fiquem bem, independente de se autodestruir ou não.
E essa loucura toda trouxe uns efeitos colaterais, como algumas manias. A de esfregar sua "pedra da preocupação", ou "worry stone", uma pietersita. (impossível não fazer a associação do nome da pedra com o do garoto Pietr)


(crédito da imagem para Mineral Craft)

O livro passa um bom tempo amarrando os conflitos de interesse entre os personagens, como o fato de Sarah estar ficando também completamente apaixonada por Pietr e deixando transparecer uma sombra da pessoa que ela era antes do acidente. Jessica fica na dúvida se deve dar confiança para o garoto novo e misterioso, até porque, do nada, Derek parece começar a se interessar genuinamente por ela.

Cortando pro final, afinal o livro não é assim tão cheio de acontecimentos marcantes, Pietr e Jessica resolvem ficar juntos e mega apaixonados, mesmo com Derek e Sarah rondando. E Pietr resolve contar o grande segredo, que pelo nome do livro, a gente já sabe: ele é um Lobisomem. Sua família tem uma maldição: todos começam a virar Lobisomens a partir dos 13 anos.


(crédito da imagem para Filhos da Lua)

Então os bichos cabeludos que rondavam a fazenda de Jessica eram mesmo Lobisomens, e os assassinatos acontecendo em Farthington, cidade vizinha a Junction, onde o livro se passa, são resultado da Máfia Russa pressionando a família Rusakova.

Com isso temos envolvidos Caça-Lobisomens, Lobisomens propriamente ditos, a Máfia Russa e a CIA.

Bem, é isso.

O livrinho é despretensioso, às vezes inocente.
Mas é muito melhor escrito e os diálogos são muito melhores que House of Night, por exemplo.
Bom pra passar o tempo, mas não desperta a paixão que outros já despertaram antes.

E definitivamente não é um paliativo para um coração sangrando de desejo pelo próximo volume da Irmandade da Adaga Negra!! Hehehehehehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...