O Peixinho Recomenda: As Crônicas de Artur - Bernard Cornwell

Oi peixada!!

Tenho uma recomendação quentíssima pra vocês sobre uma série de livros fantástica: As Crônicas de Artur


Essa série é pseudo-histórica (acabei de inventar essa classificação aqui!! Huahahahaha), porque o autor apresenta o romance como se os fatos realmente tivessem acontecido, o que ainda hoje é uma graaaaande dúvida. Bernard Cornwell é um pesquisador e foi buscar bases históricas da lenda do Rei Artur, e fez esses incríveis 3 livros se baseando no que encontrou.

Então, se você leu As Brumas de Avalon (outra série que o Peixinho recomenda fortemente - vira e mexe está em promoção no Submarino: Corre, Genti!!!!), vai estranhar bastante as opções de As Crônicas de Artur.

Aqui nessa versão Artur nunca foi rei. Ele era um general bretão que defendia sua terra das invasões saxônicas depois que o Império Romano foi embora. Mas podeixar que tem Merlin, Morgana, Guinevere, Lancelot, Mordred. Mas tem muito mais gente interessante, como Nimue, Uther, pai de Artur e o escroto do Sansum.
A luta é não só pela independência política da Britânia, como pela tradição de suas crenças pagãs contra o cristianismo crescente. Muito, muito bom mesmo!!
Tudo é narrado por um monge idoso chamado Derfel, que foi soldado de Artur na sua juventude, e tem uma mão só. A gente fica durante toda a trama dos 3 livros tenso pra descobrir como é que foi que Derfel perdeu aquela mão afinal!

É muito, muito foda!!

Mesmo já tendo lido As Brumas de Avalon, pode ser que, como eu, você ame as duas completamente!

Bernard Cornwell é um autor magnífico. Eu, geralmente, amo seus livros, que, podem não ter aquele apelo sexual que cala fundo no meu coraçãozinho, mas a estória é tão bem amarrada e escrita que não tem como não se apaixonar.

Então gallere, cata uma promoção dessa série e #sijoga.
Se você não está tão carnavalesco (como yo), aproveita!

7 comentários:

  1. Tenho essa trilogia há alguns anos, mas não li ainda. Fui atrás dela, lógico, por causa das Brumas, que eu já li três vezes (o volume dois eu já li quatro!)... :p Tenho dele também o Stonehenge. Mas não me encantei pelas Crônicas Saxônicas, por exemplo. Será que bomba também?

    ResponderExcluir
  2. @Lady Lisbon
    Corre logo e lê!
    Vc vai se surpreender!

    Qdo eu fui ler, fiquei com o pé atrás pois tbm já tinha lido As Brumas de Avalon umas 3 vezes e me recusava ver o Arthur de outra forma. Mas vou te contar, gata, é muito bom!!!

    Do Bernard eu só li essa trilogia e a trilogia "Busca do Graal", que só de lembrar eu já fico arrepiada de tão absurdamente foda que é a estória!

    Também vai entrar aqui nas recomendações do Peixinho em breve!

    Beijus!

    ResponderExcluir
  3. Como pode cometer esta heresia, de não ler essa trilogia. É o melhor Artur (sim, este se escreve sem "h") É o Artur mais humano que eu já vi. Melhor Livro EVER!

    ResponderExcluir
  4. OMG amo as Brumas de Avalon :))) Li qdo era adolescente (e horririzei com certas passagens do livro,lol) e ano passado comprei pra mim todos os livros. A Gabi tem razão, outro dia a coleção de Brumas de Avalon tava über barata no submarino, tipo 30 reais. Agora, nunca li nada do Bernard Cornwell mas parece que vou gostar, mesmo que Brumas seja, na minha opinião, a história definitiva sobre a corte do rei art(h)ur. Mais 3 livros pra minha fila. \0/

    ResponderExcluir
  5. OMG amo as Brumas de Avalon :))) Li qdo era adolescente (e horririzei com certas passagens do livro,lol) e ano passado comprei pra mim todos os livros. A Gabi tem razão, outro dia a coleção de Brumas de Avalon tava über barata no submarino, tipo 30 reais. Agora, nunca li nada do Bernard Cornwell mas parece que vou gostar, mesmo que Brumas seja, na minha opinião, a história definitiva sobre a corte do rei art(h)ur. Mais 3 livros pra minha fila. \0/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Como gosto muito de ler, recentemente ganhei alguns livros e no meio deles os últimos dois volumes de 'As Crônicas de Artur'.
    Recentemente vi uma promoção no Submarino e, pelo preço fabuloso, comprei a coleção de 'As Brumas de Avalon'.
    Agora estou na dúvida: o que ler primeiro? 'As crônicas...' ou 'As Brumas...'?

    Carol
    www.umblogsimples.com
    carolinalima86@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol!!!

      Bem vinda ao Peixinho!!!
      Menina, que pergunta difícil!! KKKKKKKKKKK
      Li As Brumas de Avalon primeiro há algum bom tempo (tipo em 1998) e à época foi mind-blowin'! Eu amei absolutamente, porque nunca tinha lido nada parecido. Sempre tive muito carinho por essa série.
      Em As Brumas a lenda do Rei Artur é abordada de maneira fantasiosa, como um realismo fantástico situado meio que na idade média (meio como Game of Thrones). Então em As Brumas os acontecimentos são explicados por influências mágicas além das influências humanas.
      A estória é muito envolvente e você tem vontade de ler todos os livros de uma vez. O primeiro é o "A Senhora da Magia" e tem 248 páginas; o segundo é o "A Grande Rainha" e tem 229 páginas; o terceiro é o "O Gamo-Rei" e tem 211 páginas e o quarto e último é o "O Prisioneiro da Árvore" e tem 239 páginas. Ou seja, a coleção tem 4 volumes e um total de 927 páginas.

      Já a coleção As Crônicas de Artur eu li em 2004 e fiquei absolutamente fascinada com a narrativa do Bernard Cornwell. Ele aborda a lenda de Artur de uma maneira muito inteligente. Apesar de alguns acontecimentos não serem completamente explicados pelas decisões dos homens, ele descreve os magos e bruxas como "charlatões". Não ha descrição de magias acontecendo, mas ele faz o livro ter o clima de credulidade no inexplicável que um povo da idade média teria.
      A estória também é absolutamente envolvente apesar de ser completamente diferente de As Brumas - apesar de terem os mesmo pontos em comum. O primeiro volume é o "O Rei do Inverno" e tem 544 páginas; o segundo é o "O Inimigo de Deus" e tem 513 páginas; e o terceiro é o "Excalibur" e tem 529 páginas. A coleção tem no total 1.586 páginas. Apesar de ser muito maior do que As Brumas, As Crônicas também dão vontade de devorar todos os livros.

      Enfins, acho que não sei o que te responder. Depende da sua vibe: se quer ler algo mais sobrenatural, vá de As Brumas; se quiser uma estória altamente envolvente e surpreendente - mesmo para uma pessoa que já conheça a estória - leia As Crônicas.

      No final, leia as duas! São ambas coleções maravilhosas!!

      Beijus!!!

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...