As Crônicas de Gelo e Fogo: A Guerra dos Tronos, Livro Um - George R. R. Martin

Oi amigotes!!

Esse livro é felomenal e eu já terminei de ler faz um tempo (meu Skoob diz que foi em fevereiro desse ano!). Mas, galera, tem 567 páginas de trama rolando, uns 25 pontos de vista (famosos POVs), 258113872356813546 personagens, mapas do continente de Westeros, dossiês das casas reais, vassalos, damas, reis, cavaleiros...

Xuro que lendo é mais fácil, mas fazer uma resenha dessa confa é muidifícir!

Mas, vambora tentar. Espero que vocês gostem! :)


Por que a maioria esmagadoira das pessoas, que eu sei que leu esse livro, leu esse livro? Por conta da série fodástica da HBO Game of Thrones!!!!!


(crédito da imagem para Leitura Escrita)

Guerra dos Tronos: ou você ganha ou você morre.

Que que era o Jason Momoa como Kahl Drogo!!!!!


(crédito da imagem para Maroca)

Mas, considerando que há pessoas que nunca ouviram falar de Guerra dos Tronos, Game of Thrones e muito menos, Khal Drogo, vamos começar do começo.

Se você gosta de romances "estóricos", sim porque é uma saga, uma estória, não uma história. Nada disso aconteceu de verdade, nunca houve nenhum fato histórico que baseasse o livro, não é verdade, é de mentirinha, por isso "estória".

Voltando, se você gosta de Senhor dos Anéis, Discworld, As Crônicas de Nárnia, Guerra nas Estrelas, tudo que envolva a criação de um universo muito bem estruturado, Guerra dos Tronos vai enlouquecer sua mente.

Esse livro em particular foi escrito em 1996, por George R. R. Martin (a foteeenha do coroa tá ali embaixo) e é o primeiro de uma série de 7 livros (a série é a tal Crônicas de Gelo e Fogo, ou, em ingreis, A Song of Ice and Fire):
- A Guerra dos Tronos (A Game of Thrones): lançado em 1996 nos EUA e em 2010 no Brasil;
- A Fúria dos Reis (A Clash of Kings): lançado em 1998 nos EUA e em 2011 no Brasil;
- A Tormenta de Espadas (A Storm of Swords): lançado em 2000 nos EUA e em 2011 no Brasil;
- O Festim dos Corvos (A Feast of Crows): lançado em 2005 nos EUA e em 2012 no Brasil;
- A Dança dos Dragões (A Dance of Dragons): lançado em 2011 nos EUA e previsão de lançamento em  junho de 2012 no Brasil;
- "Os Ventos do Inverno" (The Winds of Winter) - título traduzido pelo Peixinho: sem previsão de lançamento; e
- "O Sonho da Primavera" (A Dream of Spring) - título traduzido pelo Peixinho: sem previsão de lançamento.


George R. R. Martin, o pai da criança.
(crédito da imagem para Wikipedia)

Tem aqui dois verbetes do Wikipedia muito interessantes pra quem quiser saber mais sobre a estrutura da série e sobre seu autor:

Agora, uma coisa que me encasqueta é essa mania dos autores de inventarem nomes cheios de abreviações...
Começou com J. R. R. Tolkien (GÊNIO!!!), lá nos idos dos anos 50, agora temos George R. R. Martin, J. K Rowling (outra gênia!), e até mesmo minha amada-idolatrada-salve-salve J. R. Ward!
Acho que isso é alguma macumba! Hehehehehe

Guerra dos Tronos é a introdução a um universo muito complexo, mas muito bem estruturado. É muita gente, pipow! É muito reino, muito cavaleiro, muita dama, um sacaneando o outro, de forma que tem horas que você não sabe quem é amigo ou inimigo.

Mas é um daqueles livros que não dá pra largar. E quando a gente TEM que largar, fica pensando em o que vai acontecer, quem vai fazer o que, como a treta vai se resolver.

Tudo acontece num continente chamado Westeros, onde há algum tempo todos os reinos independentes resolveram se unir sob um mesmo rei e assim a coisa foi andando por séculos.


(crédito das imagens para Digital Attic: tem mais mapas de Westeros por lá!)

Pra resumir a essência do livro, ele descreve uma sequência de acontecimentos que levam o reino a se fragmentar novamente em vários reinos independentes, com surgimento de reis revoltosos, cada um querendo que sua soberania seja reconhecida.
A estória vai seguir por aí nos outros livros, contando os fatos subsequentes e surpreendendo a gente. Tem horas que você simplesmente não acredita no que está lendo!

E uma coisa sobre o Martin: ele não tem amor aos seus personagens (quem assistiu à primeira temporada de Game of Thrones e está assistindo à segunda sabe disso muito bem).

Falando em personagens, vamos dar uma passada nos personagens principais do livro:

- Os Stark de Winterfell


(crédito da imagem para Nerds Raging)

Winterfell é uma casa leal ao Rei de Westeros. Eles eram independentes até que há um tempo atrás resolveram evitar a briga e juraram lealdade ao Aegon, O Dragão, rei da porra toda na época.

"O Inverno Está para Chegar", lema de Winterfell (e repetido incessantemente durante os livros).

A imagem ali de cima é uma brincadeira com a galera da família Stark, colocando Tony Stark, o nosso querido Homem de Ferro alinhado, mas tirando Jon Snow, o bastardinho, da foto de família. Hehehehe, tadinho.
  • Eddard (Ned) Stark:

Sean Bean como Ned Stark: não tem jeito, depois de ver a série eu não consigo enxergar os personagens com outra cara!
(crédito da imagem para Fantasy Fan)

É o Senhor de Winterfell e Protetor do Norte, responsável pelas primeiras defesas do reino contra os ataques dos selvagens nortistas.
Logo no início acontece um lance que é muito interessante: ele encontra seis filhotes de lobo gigante: cinco em cores comuns e um albino. A quantidade perfeita de lobos para cada um de seus filhos. E o que acontece com os lobos se relaciona diretamente com o comportamento e o futuro de cada um deles. Uma excelente sacada do autor.
Ned é super honesto e grande amigo do Rei, Robert Baratheon. Entra numa roubada quando o Rei o intima a ocupar o cargo de Mão do Rei: "O Rei caga, a Mão limpa.", ou seja o administrador do reino todo.
Essa honestidade dele é que o faz meter os pés pelas mãos, porque sai fuçando o que não é da sua conta.
Mesmo assim é um dos meus personagens prediletos.
  • Catelyn (Cat) Stark:

Michelle Fairley é a atriz que interpreta Cat Stark. Não gostei muito dessa escolha, pois ela parece ser menos acabada no livro.
(crédito da imagem para O Baile dos Enxutos)

É a esposa de Ned e mães dos 5 filhos legítimos dele, por consequência não suporta o filho bastardo Jon Snow. Não é uma personagem muito amada. Mas o principal sobre ela é que sua amargura e antipatia têm motivo de ser.
Sabe aquela história que a gente, que é mulher e esposa, sempre repete para nossos maridos: "Ouve o que eu tô te dizendo...", e que quando eles se recusam a ouvir a gente tem de falar "Eu avisei..." Pois é, essa é a história da vida da Cat.
Ah, e é claro que Ned não ouviu. O resultado? Leiam o livro. Hehehehe
  • Robert (Robb) Stark:

Robb Stark é interpretado por Richard Madden. Mais uma incoerência com a estória real, pois Robb só tem 15 anos quando tudo começa! Se bem que a passagem de tempo é meio estranha, as pessoas vivem muito mais anos do que a gente, as crianças são muito precoces, mas, genti, esse Robb parece que tem 30 anos!
(crédito da imagem para A Wiki of Ice and Fire)

Robb é um personagem bem interessante, porque durante o primeiro livro a gente pode observar o amadurecimento do garoto. É um excelente herdeiro para Ned, pois possui um senso de justiça e retidão bem parecido com o do pai.
  • Sansa Stark:

Sophie Turner é a Sansa Stark.
(crédito da imagem para Minha Série)

Sansa foi um nome muito bem escolhido pra esse personagem, porque essa garota é uma sonsa, isso sim! A única coisa que essa mimada vê na frente é a possibilidade de ser rainha um dia. E por isso ela faz e fala um monte de merdas. Mais se fode feio!
  • Arya Stark:

A fofa da Maisie Williams interpreta a fofa da Arya. é definitivamente um dos meus personagens prediletos!!
(crédito da imagem para Minha Série)

É a segunda filha de Ned e Cat. Enquanto Sansa é super educada, praticamente uma dama, Arya é um molequinho, mais interessada em aprender a lutar com espada como seus irmãos do que fazer as macaquices que a ditas damas ficam fazendo em volta das nobres. Seu melhor amigo é seu meio-irmão Jon Snow, que é outro fofo.
  • Brandon (Bran) Stark:

Isaac Hempstead-Wright é o ator escolhido para dar vida ao Bran. Gosto do desempenho do menininho. Ele é bem fofo.
(crédito da imagem para Taberna do Smok)

O melhor ditado para o Bran seria "A curiosidade matou o gato." Do mesmo jeito que o gato, ele não se dá lá muito bem ao fuxicar assunto dos outros, mas o que acontece com ele é mega importante para o resto da trama.
  • Rickon Stark:

Art Parkinson é o Rickon da série.
(crédito da imagem para TitanCon Belfast)

Esse menininho é meio besta e não aparece muito. Talvez ele tenha algum papel mais relevante lá pra frente, mas, por enquanto, como estou lendo o terceiro volume, A Tormenta de Espadas, ele ainda não fede nem cheira.
  • Jon Snow:

Kit Harington como Jon Snow e sua espada bastarda, Garralonga. Tem como não amar esse garoto?
(crédito da imagem para Minha Série)

Jon mora no meu coraçãozinho... Ele é sempre tão triste, tão fofo, tão bonzinho com todos, principalmente com a Arya. Detesto a Cat por não gostar dele, porque, não interessa que ele seja bastardo, ele não tem culpa disso. Ele é meu segundo personagem predileto.
Seu nome não é Stark, mas Snow porque os bastardos da Casa de Winterfell são sempre chamados Snow, assim como os de Jardim de Cima são Flowers e assim vai.
Ele fica meio afastado da trama principal, mas tenho certeza de que será decisivo em algum momento. Vamos esperar e ler!
  • Theon Greyjoy:

Quem vive o Theon Greyjoy nas telas é o Alfie Allen, irmão da Lily Allen. Enquanto ela é uma fofa, Alfie é, no mínimo, estranho...
(crédito da imagem para Sort of Beaultiful)


Olha os dois juntos, fumando e bebendo. São dos meus! Hehehehehe
(crédito da imagem para The Sun)

Agora vamos falar do Theon. Se dependesse só de A Guerra dos Tronos, não justificaria eu dar algum destaque para ele aqui nessa resenha. Mas em A Fúria dos Reis ele é importantíssimo! E, só faz merda!!! Cara, sério, tudo o que ele faz dá errado, ele toma as piores decisões possíveis. Sempre. é um imbecil.
Mas, não quero influenciar vocês nem nada. Imagina.
Esse garoto é protegido de Winterfell, na verdade ele é filho do Rei das Ilhas de FerroBalon Greyjoy, e está lá com a família de Ned porque foi dado como garantia de que Pike (capital das Ilhas de Ferro) não iria se insurgir contra o Reino em Westeros. Sabe o Balon Greyjoy? Pense em alguém rancoroso.


"Theon Greyjoy: ele é meio imbecil"
(crédito da imagem para The Strange World of Nate Walis)

Galera da Família Real


Esqueçam os reis e rainhas que são exemplos para o povo: esse pessoal é ganancioso, mentiroso, inconsequente, soberbo. Sabe as contas do reino? Servem para satisfazer os desejos de comida cara, luxos, vestidos, ouro, mas, principalmente, bebida do Rei Robert
E a Rainha? Filha do Lorde Tywin Lannister, tem tantos adjetivos que só lá embaixo pra vocês saberem. E do resto da família muito pouco se salva, pois um fruto não cai muito longe da árvore, não é mesmo?
  • Robert Baratheon:

Mark Addy (que já foi o Fred Flintstone!) interpreta o Rei Robert Baratheon.
(crédito da imagem para Starcasm)

O Rei Robert já foi um grande guerreiro corajoso, mas depois que tomou o trono, foi amolecido pela molezinha do novo trabalho. Agora ele é um fanfarrão, bêbado a maior parte do tempo, muito pouco se interessa pela sua bela esposa, muito menos pelo que ela anda tramando pelas suas costas. Inconsequente e impulsivo: uma combinação de qualidades que nunca dá certo.
Grande amigo de Ned Stark, eternamente apaixonado pela irmã falecida de Ned, com quem ele iria se casar, mas ela morreu antes e ele terminou se casando por interesses políticos com Cercei, uma mulher que nunca chegou a ter algum sentimento.
  • Cercei Lannister:

A Cercei do livro é muito mais bonita que a da série, apesar da Lena Headey ser muito bonita. Mas cheia de tattoos, como ela é, talvez um papel mais moderninho caia melhor.
(crédito da imagem para Minha Série)

Vilanzona da série. No final das contas a culpa pelas merdas todas que acontecem são dela. Inclusive a culpa pelo seu irmão (que a gente ama odiar) fazer o que faz. Nem vou falar muito do que eles dois aprontam, porque é tão chocante que é até uma sacanagem eu entregar aqui de bandeja.
Leia o livro e vá buscar seu queixo caído que foi quicando até a varanda! Hehehehe
  • Sor Jaime Lannister:

Também tinha um Jaime Lannister muito mais estonteante na minha cabeça antes da série, apesar de que agora, só consigo enxergar como o Nicolaj Coster-Waldau.
(crédito da imagem para Minha Série)

E se eu disser que, apesar de toda raiva que a gente garra nele desde o início, tudo o que ele faz é por amor?
Jaime é um guarda juramentado da Guarda Real do Rei Robert Baratheon e também seu cunhado, irmão da rainha Cercei. Ele era juramentado do Rei Aegon, o Louco antes, porém foi o bonitinho quem atravessou uma espada nos intestinos do monarca e acabou com as loucuras que ele aprontava. Não é à tôa que é conhecido como O Regicida.
  • Joffrey Baratheon Lannister:

Aprendendo a odiar Jack Gleeson como a gente odeia Joffrey. Não tem jeito, sobra pra ele também. Hehehehehe
(crédito da imagem para Ranker)

Muleque maldito!!! Aike raiva desse infeliz!
Mimado e burro, outra combinação de onde não sai boa coisa. Ele precisava era duma boa surra de fio de ferro pra ficar pianinho, não de conseguir fazer o que quisesse.
Olha, sem esse imbecil e as decisões equivocadas que ele toma, simplesmente não haveria a série. Então tá, ele é odiável, mas é ultra-mega importante.
  • Tyrion Lannister:

AMOAMOAMOAMO o Peter Hayden Dinklage!!! Cara, ele é tão Tyrion quanto Hugh Laurie é House! Aliás, os dois são iguaisinhos!! Huahahahahahahaha
(crédito da imagem para Fanpop)


Fala sério!!! KKKKKKKK 
Hugh Laurie um pouco mais baixo seria um perfeito Tyrion também!
(crédito da imagem para Cine Dayvs)

Deu pra perceber que Tyrion Lannister é meu personagem predileto EVEREVEREVER!!! Eu AMO os renegados, os incompreendidos, os injustiçados. E Tyrion é tudo isso, tanto que diz para John Snow da primeira vez que aparece: "Todos os anões são bastardos." Tadinho! Herdeiro da maior fortuna do reino e odiado pelo seu pai, pela sua família, e a lista só cresce. O pior é que ele é o melhor e o mais inteligente de todos! E como disse o cara do 9GaG, "Se esse cara morrer, eu paro de ver a série." E eu paro de ler o livro!
  • Lorde Petyr Baelish, o Mindinho;

Já para o Mindinho, achei o Aidan Gillen excelente. ele parece tão ardiloso e desconfiável como o Mindinho é.
(crédito da imagem para Fanpop)

Mindinho é um dos conselheiros do Rei. Difícil saber se é por mérito ou pelo fato de ele ser um dos maiores credores do reino, emprestando dinheiro sempre que o Rei precisa resolver os problemas que ele mesmo criou por ter gastado demais com comida, bebida ou mulheres. Ainda não entendi de onde vem toda a sua grana. Dizem que é de investimentos, mas vai saber. Ele não é de família nobre, muito pelo contrário, era protegido do pai de Catelyn Stark quando ela ainda era só uma Tully, antes de se casar com Ned. Ele ainda é completamente apaixonado por ela (vai entender!).
  • Lorde Varys, o Aranha:

Ensaboado e escorregadio, Lorde Varys, interpretado por Conleth Hillsegue espapalhando suas teias por todo o reino.
(crédito da imagem para Aidy Reviews)

Suave, silencioso, ardiloso, oportunista, esse eunuco é outro dos conselheiros do Rei. Sabe tudo, ouve tudo, vê tudo: seu incontáveis "passarinhos" espalhados, não só em Porto Real, lhe trazem todas as notícias que é preciso saber para traçar suas estratégias. E ele, além de tudo, é muito inteligente. Não dá pra saber ainda se ele é bom ou mau. E o Martin é excelente em desconstruir personagens, fazendo você ter uma primeira impressão e depois te fazendo descobrir que não era nada daquilo.

Outros Personagens Importantes
  • Daenerys Targaryen, Filha da Tormenta:

O pessoal que assiste à série por aqui tá todo apaixonadinho pela Emilia Clarke, que faz a Daenerys Targaryen. Hehehehe
(crédito da imagem para Minha Série)

Ela tem só 13 anos no início da estória, então, mais uma vez, WHATAFUQUI!!!!! Essa garota é muito velha pra Dany! Ok, ela está fazendo um bom papel, é até convincente, carismática, mas, caraca!, a Daenerys tem 13 anos!
Então, tá. Nossa personagem é a filha daquele Rei doido que foi morto pelo Jaime Lannister quando ele ainda era da sua Guarda Real, o Aegon, o Louco. Ela e seu irmão fugiram de Westeros e vivem de favor em outro continente, só esperando a oportunidade de voltar e reconquistar seu reino.
Eles são do Sangue do Dragão, pois era tradicional os reis de sua linhagem criarem e domesticarem grandes dragões, criaturas que já estão extintas.
A oportunidade surge quando ela é negociada em casamento com um rei Dothraki, um povo nômade, que vive sobre seus cavalos e tem costumes muito estranhos a ela. Tadinha, imagina o medo que ela sente ao ser entregue como um boi de piranha para um bárbaro muito mais velho, muito maior, muito mais forte e que não fala sua língua?
Outra das personagens prediletas, mesmo eu não estando apaixonadinha pela Emilia como os garotos daqui. Hehehehehe
  • Viserys Targaryen, Rei Pedinte:

Harry Lloyd interpreta o Viserys. Bem fiel à descrição do livro.
(crédito da imagem para Screened)

O cara é um poço de ira por ter perdido o dinheiro e o poder que sua família tinha. Ele ainda se lembra de como foi a tomada do poder e de como ele e sua irmã tiveram de fugir. Continua arrastando sua arrogância como o Rei que ele insiste em dizer que é.
Independente da vontade de sua irmã, ele a usa para buscar o objetivo de voltar a Westeros e destronar Robert, para isso negocia o casamento da Dany com Kahl Drogo.
Se ele consegue ou não? Aguarde e confie!
  • Kahl Drogo:

OMGOMGOMGOMG!! JASON MOMOA!!! Preciso dizer mais alguma coisa?
(crédito da imagem para Courtney Leigh and the World)

Deixei o melhor pro final! Como poderia deixar de falar do Momoa, seo lymdho! Todas as garotas na quina da mesa esperando ele aparecer nessas cenas com o peito e a barriga de fora... Oh, My Sun and Stars!!!!
Todas se derretem, porque se os garotos se derretem pela Emila, a gente se liquefaz pelo Momoa!


Ele não só é o Khal Drogo e o Conan, como é também o meu eleito para Wrath!
Ah, e é lindo, fala sério!!! Como é que alguém desse planeta fica mais bonito com uma cicatriz na cara do que sem ela? Ixplica?
(crédito da imagem para Variety)

Khal (que é tipo "rei") é o chefe de uma gigantesca tribo de nômades. Ele tem muitos guerreiros, excelentes guerreiros, muito poder e dinheiro. Por isso Daenerys é oferecida a ele em casamento, para que com esse poder militar Viserys possa tomar Westeros de assalto e depor Robert Baratheon do trono.
Mas, tem como não se apaixonar? É claro que o casamento de interesse fica beeeeem interessante para Dany! Sortuda.

Tem muito (MUITOOOOOOOO) mais gente que aparece na estória, mas para falar de cada um esse post seria o mais longo da história! Hehehehe
Portanto, recomendo que você leia esse livrão.

Eu particularmente gosto bastante desse estilo, achei a narrativa e o ritmo do Martin muito bons e certamente lerei todos os volumes. Mas minhas amigas viciadas em romances sobrenaturais talvez não curtam tanto, prefiram acompanhar a série pela HBO. Já os meninos que lêem, que são poucos, mas são fiéis, AMAM essa estória.

Conheço vários que são viciados, o que me deixa muito feliz.
O que faz com que eu pense que há livros para todos os gostos. O que me faz ficar muito esperançosa sobre o mercado editorial brasileiro e mundial.

10 comentários:

  1. ADORO essa série, e fico triste pq quando começo a me apegar a um personagem ele MORRE!!! kkkkkkkkkkkkkkk, belo post e #magumba mesmo esse nomes de autores... uhaahua
    E a série na HBO é mara...

    ResponderExcluir
  2. ADOROOOOOO GAME OF THRONES
    comecei a ver a série,e depois li o primeiro livro,agora antes de ver a segunda temporada to lendo o segundo livro.
    Jon snow e tyrion são meus favoritos e a arya que é sensacional,torcendo por esses três e espero que martin não os mate kkkkkkkkkkkkk
    adorei o post,e chorei quando o drogo morreu,oh diperdicio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Game of Thrones é uma coqueluche!
      Todo mundo que pegou no livro ficou infectado pelo vírus do vício nessa estória! Hehehehehe

      Tyrion, Jon Snow e Arya são imbatíveis!
      E eu estou na mesma torcida: Georginho, vê se não mata mais ninguém legal, viu... KKKKKKKKKK

      Bjus!

      Excluir
  3. Eu nem amo...... já estou no quinto livro.... rsrsrsrrsrs AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAMO pra caramba.... é um estilo diferente de IAN, mas não deixa nada a desejar!!!!!!!Mesmo os personagens que são mortos (e que não são poucos)ficam na memória..... e ou mega amados..... ou super odiados..... mas o fato é que quem começa a ler não consegue parar!!!!!


    Ps: amooooooooooo a forma como você escreve!!!!!!!! Suas resenhas são fodásticas!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ale, sua fofa!!!!

      Obrigada pelo elogio...
      com uma série tão conhecida e lida e tão resenhada por aí, o Peixinho tinha de ter algum diferencial. Essa maneira de escrever é a maneira como eu falo normalmente e acho que não caberia aqui dar uma de culta e inventar um monte de palavrinhas bonitas pra dizer o que nós achamos: Game of Thrones é MUITO FODA!!!

      Continue amando esses livros e muito obrigada por passar por aqui!

      Beijocas!

      Gabs

      Excluir
  4. Gabizinha, adorei a sua resenha. Essa série é realmente incrível. Concordo com você, o house é a cara do tyreon. Hahahaha to lendo o terceiro livro, já que assisti a série dos dos primeiros. E cara, ta realmente muito foda.

    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neni!
      Vc é sempre tão lindo...
      Que bom q vc gostou da resenha!

      Um dia vou fazer a dos outros... Assim que eu puder ler o terceiro livro! Huahahahahahaha

      Beijocas, malaviloso!

      Excluir
  5. Estou começando a ver o primeiro episodio agora.rsrsr e ja estou viciado realmente meu personagem preferido é o Tyrion Lannister alem do Bastardo Jon Snow e sua linda maninha Arya Stark.
    Crio uma grande expectativa em cima da Arya algo me diz que ela sera foda amanha, e tipo se o Tyrion morrer realmente perde a graça.

    ResponderExcluir
  6. Olá. Boa resenha, só se enganou sobre os recursos do Mindinho, ele não empresta dinheiro reino, ele é o tesoureiro, pegando emprestismos de um lado para pagar de outro. Fora um monte de investimentos e trambiques que nem seu madruga poderia explicar. Por isso o chamam de mago da moeda.

    ResponderExcluir
  7. Parece que estamos todos na expectativa desta quinta temporada. Eu realmente gosto do personagem de Arya Stark, interpretado por Maisie Williams, e siga espero mais temporadas.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...