Dia 29 de Outubro: Dia Nacional do Livro

Pipow do Brasil!

Vocês foram avisados que dia 29 de outubro foi o Dia Nacional do Livro?
Eu não tinha a menor ideia! Huahahahaha

Então, como eu sou mais curiosa que o gato, fui pesquisar sobre esse dia, que,cá pra nós, podia ser feriado, né?

(crédito da imagem para InfoEscola)
Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro

Por que o Dia Nacional do Livro é celebrado dia 29 de outubro, se há o Dia Internacional do Livro que é celebrado dia 23 de abril?

Bem, essa é fácil. O Dia Nacional do Livro foi escolhido como 29 de outubro em 1966 através da Lei n.º 5.191 do dia 13 de dezembro, assinada pelo então presidente Humberto de Alencar Castelo Branco (é, aquele mesmo que virou nome de rodovia e que foi presidente militar depois do golpe de 1964). 

Essa data foi escolhida por ser a data de fundação da Real Biblioteca do Brasil aquela que veio junto com Dom João VI quando ele deu uma fugidinha de Portugal, se cagando de medo de Napoleão, em 1808. O Nosso primeiro monarca, quando aqui chegou, trouxe junto mais de 60 mil títulos!!! Acho que ele também era um Peixinho Prateado! Hehehehe

A Real Biblioteca do Brasil hoje em dia é chamada de Biblioteca Nacional e fica aqui no Rio de Janeiro, na Avenida Rio Branco, n.º 219, num prédio absolutamente lindo! (que vem a ser aquele ali em cima).
É a maior biblioteca da América Latina, com um acervo de mais de 9 MILHÕES de itens, e a sétima maior biblioteca nacional do mundo!
Imagina se a Fundação Biblioteca Nacional resolve fazer uma conta no Skoob! Huahahahahahaha

(crédito da imagem para Wikipedia - sempre ela... Hehehehe)
Escada interior da Biblioteca Nacional: adoro bibliotecas e adoro escadas...
Se você, como eu, deixou passar em brancas nuvens um dia tão bacaninha, saiba que daqui a seis meses tem mais comemoração com o Dia Internacional do Livro, dia 23 de abril.

Essa data comemorativa, por sua vez, começou a ser celebrada na verdade dia 7 de outubro de 1926, na Catalunha, Espanha, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, o notório autor de Dom Quixote (que eu nunca li... xaime on mi...). Porém, em 1996 a UNESCO instituiu o dia 23 de abril como Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais em homenagem à data de falecimento de Miguel de Cervantes, Josep Pla (nunca tinha ouvido falar - eu sou muito ignorante, gente...) e de William Shakespeare (falei em Romeu e Julieta ontem!).

Corre que ainda dá tempo de visitar uma biblioteca. E se você estiver no Rio de Janeiro, não deixe de ir à Biblioteca Nacional, na Cinelândia, Centro da Cidade. O prédio da Biblioteca, somado ao prédio do Theatro Municipal (recentemente reformado e um desbunde de lindeza) e o Museu Nacional de Belas Artes formam um dos conjuntos arquitetônicos mais lindos do mundo e vale à pena ficar embasbacado olhando pra cima e admirando os lindos detalhes das edificações.

Pra quem está curioso sobre as fontes da minha pesquisa, aqui vão elas:

2 comentários:

  1. Eu AMO bibliotecas e museus...tipico,né?
    :op
    A Biblioteca daqui de Ctba é bem boa...
    Quando eu era menina,tipo uns 5 mil anos atrás...
    Eu gazeava aula pra ir pra biblioteca...:op

    ResponderExcluir
  2. Amei o post Gabi... perfeitão!!

    Adoro bibliotecas e morei no Rio minha vida toda e não a conheço,acredita????

    parabéns pela nova cara do Peixinho,está lindo!!!

    bjssss

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...