Notícia Lamentável: 72% das escolas do Brasil não têm biblioteca

Eu achava que a situação era feia, mas não tão feia assim.
De acordo com o movimento Todos Pela Educação, baseado no Censo Escolar 2011 realizado pelo Inep, tanto escolas públicas como particulares estão devendo.

(crédito da legenda para Todos Pela Educação)

E olha que desde 2010 foi sancionada a Lei 12.244, que diz, no parágrafo único do seu Art. 2º:
"Será obrigatório um acervo de livros na biblioteca de, no mínimo, um título para cada aluno matriculado, cabendo ao respectivo sistema de ensino determinar a ampliação deste acervo conforme sua realidade, bem como divulgar orientações de guarda, preservação, organização e funcionamento das bibliotecas escolares."

Ou seja, galera: tinha de ter, pelo menos 01 livro para cada aluno matriculado em cada escola, de cada município do país.

A gente até já esperaria que municípios pobres tivessem débito de quantidade de livros e de construção de bibliotecas, mas mesmo São Paulo, o município mais rico do Brasil, tem 85% de suas unidade de escolas públicas sem biblioteca.
Baixei (nesse link) a pesquisa do Instituto Pró-Livro chamada Retratos da Leitura no Brasil e fiquei surpresa com a importância que as bibliotecas escolares têm para o acesso à leitura da população em geral. Das pessoas que utilizam bibliotecas, 64% delas frequentam bibliotecas escolares!

E é na infância que a gente desenvolve nossa personalidade e nossos gostos pessoais, mesmo assim no Brasil, só 10% das escolas de ensino fundamental têm bibliotecas, contra 52% das escolas de ensino médio e 82% das escolas de ensino profissional.

A gente que vive essa realidade dos blogs literários; que lê livros, mesmo que eles sejam de ficção, que não sejam os clássicos: ainda somos a minoria e não temos ideia do quanto a disseminação da leitura é importante para o crescimento do país. E o quanto nosso trabalho faz diferença!!
"Por outro lado, sabemos que há precondições para que se fomente a leitura e se crie as condições para o acesso e o interesse pelo livro – não basta investir em bibliotecas se o leitor não for cativado. Não será possível cativar leitores se ele não compreende o que lê. E não adianta reduzir o preço do livro se os jovens preferem celulares ou redes sociais."
 3ª Edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, Instituto Pró-Livro

Me senti tão importante em saber que também contribuo para "fomentar a leitura"! Que a gente, com nossos blogs, as amigas blogueiras com as promoções, ajudam a cativar leitores, a criar o hábito da leitura, para que cada vez mais as pessoas compreendam o que leem.
É com nossa ajuda que o ranking de livros mais lidos no Brasil em 2011 tem essa cara, cheia de livros velhos conhecidos da gente! Hehehehe

(crédito da imagem para 3ª Edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil)

Por isso a gente tem mesmo de continuar com nosso trabalho de formiguinha, estimulando a leitura entre as pessoas e fazendo com que o governo não veja outra alternativa senão a de realmente dar tudo de si para construir as 113.269 bibliotecas nas escolas públicas que não têm, e ter a propriedade de cobrar das escolas particulares que elas tenham suas bibliotecas também.

Essa notícia eu vi no site do Yahoo, mas as pesquisas eu fiz pela minha conta mesmo.

E, se você gosta do Peixinho Prateado, e quiser receber o aviso de novas postagens no seu e-mail, assine ali o nosso Feed!

2 comentários:

  1. Concordo que as bibliotecas são fundamentais. Lembra na faculdade? Nunca usei tanto ua biblioteca quanto aquele do 5° andar da UERJ. Agora, para fazer esses bibliotecas, o governo deveria criar um programa de doação de livro. Eu mesmo doaria um monte!!!

    Agora tb acho importante dar atenção para as novas mídias. Se a criança tem um Tablet e utiliza para ler revista em quadrinhos, notícias, blogs e sites, isso tb ajuda no seu desenvolvimento intelectual.

    Assistir filmes e jogar videogame tb ajuda no seu desenvolvimento.

    Para atrair o interesse dessa nova geração, não adianta botar só livros, tem que unir isso a outras mídias. Assim, será possível despertar o interesse dessas crianças.

    By Neni Hellren

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo, Neni!!!!

      Adorei seu comentário! Como você está politizado!
      Hehehehehe

      Beijocas no seu lugar especial! :*

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...