No More, Mister Nice Guy - Chega de anonimato

(crédito da imagem para Qual é o Melhor?)

Olá, meu Peixotos lindos!

Vocês que acompanham o blog já devem ter se tocado de que uma das coisas que a Gabizinha mais gosta de fazer é "overanalizar" tudo. Principalmente livros! Hehehehe

Seguindo essa tendência natural, eu sempre estou reanalisando o próprio sentido de existir desse blog.
E sempre fico me relembrando sobre quais motivos me levaram a criar um blog, a pesquisar como se fazia um blog, como se configurava graficamente (não que esteja assim essa beleza, mas eu gosto), a pesquisar para postagens, a ficar dias escrevendo os textos.

E a resposta é: satisfação pessoal.

Eu quero me divertir e divertir aos outros.
Eu quero interagir com as pessoas e quero criar uma rede de amigos virtuais para discutir e dialogar sobre livros - que são uma das coisas mais divertidas desse mundo.

Então, me conhecendo, sabendo que o que mais prezo neste blog é a possibilidade da opinião independente, tenho que estar preparada e aceitar numa boa as opiniões divergentes de pessoas que vêm ler minhas resenhas. Certo?


Certo!

Mas tem uma coisa que eu não aceito: desrespeito.
Você pode discordar da minha opinião e eu discordar da sua, mas eu nenhum momento nem você nem eu podemos faltar ao respeito um com o outro.
E faltar com respeito é considerar que a pessoa com opinião diferente da sua tem opinião diferente da sua porque é "muito idiota para entender o livro", "precisa ler mais para ser tão fodástico como eu", "um imbecil", e por aí vai.

As pessoas têm todo direito de ter opiniões diferentes da minha assim como eu das dela. E eu sei como é difícil você descobrir que alguém detestou aquilo que você amou ler ou adorou um livro que você achou uma verdadeira bosta. A gente cria laços afetivos com nossos livros, seja de amor ou ódio, e não consegue entender como as outras pessoas podem não pensar exatamente como nós.
Mas então o diálogo não teria nenhuma graça.
Afinal, se todos gostassem de amarelo...

Aí é que está.
Eu prezo e aprecio opiniões divergentes!
Um dos comentários mais bacanas que já recebi foi o de uma "Anônima" em O Diário de uma Submissa, da Sophie Morgan. Ela colocou seus pontos de vista - contrários aos meus - de uma forma super clara e respeitosa. E o diálogo despertou minha curiosidade e fez com que eu procurasse pesquisar ainda mais sobre o assunto.

O grande lance que está me incomodando demais é que quase toda vez que alguém comenta com opinião contrária à minha, a pessoa escolhe não se identificar. Escolhe publicar anonimamente.

Ah, então é muito justo, né, Cara Pálida?
Eu tenho um blog aberto, onde todo mundo pode comentar. Qualquer pessoa pode me achar pelo Facebook, pelo Twitter (@PeixinPrateado) pode mandar e-mail e você aí, bonitão, se esconde atrás de um comentário anônimo?
Como se eu fosse te caçar e devorar seu fígado, perseguir sua família, chutar seu cachorro?

Eu não sou uma psicopata (como a Amy infalível de Garota exemplar) e não vou chorar lágrimas de sangue por causa do que você disser, nem vou deixar de jantar, nem vou deixar de escrever aqui no blog.
Contanto que você não me ofenda, seu comentário vai ser publicado sim e há grande chance de ser respondido: com educação e respeito.

E já que estamos aqui entre amigos e somos pessoas educadas: mostre a sua cara. Defenda a sua opinião.

E acabou a possibilidade de postar anônimo aqui no blog.
No Peixinho Prateado você tem vez e voz, mas agora tem de ter nome e cara também.

Beijus!

7 comentários:

  1. Uhuuuullll... adorei gabi... é isso ai, quebra td, acaba com esses caras d pau... respeito é bom e td mundo gosta... bjosssss

    ResponderExcluir
  2. Acho justíssimo, pq quem chega aqui tem a possibilidade de saber quem vc é, então pq não se identificar? Se vc quer defender uma ideia, não tem pq se esconder, certo? Se assuma antes de assumir suas opiniões! Super apoiada, Gabi!!!

    ResponderExcluir
  3. APOIADO \0/

    Olha, se tem uma coisa que eu detesto é falta de educação, eu detesto mesmo. Eu acho ótimo no YOUTUBE as vlogueiras que só postam o comentário depois de passar por aprovação (que nem aqui), e ainda tem as coitadas que de tão troladas, eu acho, continuam fazendo o vídeo mas desativaram os comentários. É um absurdo né?!
    A graça do blog literário é justamente essa, o debate e a análise de opiniões divergentes, ou seja, a troca. Aí vem um cagão, ou cagona e esculacha, agride, desrespeita, tudo anonimamente, calro. ISSO É PURA IGNORÂNCIA, FALTA DE ARGUMENTAÇÃO (quem não sabe rezar, xinga Deus!)
    Doida, pra ler o livro Qhuinn e do Blay!
    Bj.

    ResponderExcluir
  4. Gabizinha, seus comentários são tão interessantes quanto os livros! Adoro geral e fico sempre torcendo para vc ter um tempinho para escrever! Agradeço muito!

    ResponderExcluir
  5. gostei muito Gabi. Também já percebi que algumas pessoas se escondem por trás do anonimato para expressar opiniões contrárias as nossas. Eu não ligo se a pessoa não gostou do livro que eu amei, ou amou o que eu odiei, desde que se manifeste de forma educada. Até porque, se rolar falta de educação eu deleto o comentário e pronto. Não há necessidade de publicar como anônimo.

    E as vezes usam o 'anônimo' para criticar uma postagem que nem leram direito (isso me irrita). Hoje por exemplo teve um comentário bem sem graça no meu blog. Fiz uma postagem de apresentação de uma série, deixando claro que seria a apenas a apresentação (capas e sinopses) e que as resenhas viriam na outra, para não ficar muito grande. E uma pessoa veio comentar uma coisa do tipo "que resenha é essa? você só copiou a contra capa dos livros", aí me pergunto, que parte de 'dividi a postagem, e nessa terá apenas a sinopse' não ficou clara?

    Essa sua atitude de banir o anônimo realmente é bem últil, rs

    bjus


    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga!

      Olha, muita gente não entende o que lê ou só está de mau-humor e doido pra fazer uma grosseria com alguém.
      Proibir o anonimato vai me poupar muito aborrecimento, mas infelizmente também vai impedir que muita gente possa dizer o que quiser aqui (principalmente nos posts de séries mais hot, que algumas pessoas tem vergonha de admitir que leem. hehehe).

      Muito obrigada pelo carinho e pelos comentário!!

      Beijocas!!!

      Excluir
    2. esse é o problema. faz um tempo, inimibir outras pessoas que só querem comentar de boa, sem se identificar, rs.
      Eu proibi o anonimato no meu blog teste para ver como ficava e vi que ele restringe até aquela opção na qual a pessoa coloca um nome com email ou site. Isso é basicamente um tipo de anonimato, mas pelo menos dá um nome a pessoa, o que é legal na hora de responder os comentários. E foi isso que me desanimou de tirar a opção, rs. Vou deixando assim por enquanto, esperar pra ver no que vai dar, rs

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...